Enduro

Entrar em contato direto com a natureza, relaxar e ao mesmo tempo sentir a emoção de uma competição esportiva. Estas são algumas das sensações que se tem ao participar de um Enduro Eqüestre.

Considera-se esse esporte como uma nova filosofia hípica, que prega o respeito pelo animal, principalmente quanto às suas condições físicas. Por isso, o juiz é sempre um médico-veterinário. E, ao contrário do que acontece com outros esportes, toda a estrutura é montada visando à proteção dos animais.

O Enduro Eqüestre é um esporte hípico em que a resistência do conjunto (cavalo e cavaleiro) é colocada à prova, sob risco de penalidade. Velocidade Controlada e Velocidade Livre são as modalidades mais praticadas no Brasil. Na Velocidade Controlada são avaliados o cumprimento do percurso em tempo e distância determinados e a condição física do animal. Necessário que tanto o cavalo como o cavaleiro estejam preparados fisicamente e vários itens, como conforto e segurança, devem ser observados. A Velocidade Livre, por sua vez, é a prova em que o cavalo que chegar primeiro e estiver dentro dos parâmetros exigidos vence.

Vários países do mundo praticam esta modalidade hípica. Nos Estados Unidos, em alguns países da Europa, especialmente na França, e na Austrália o esporte existe há muitos anos e hoje apresenta grande desenvolvimento. Apesar do pouco tempo de sua presença no País, seu crescimento é notável, tendo alcançado até 40% ao ano.

Agrupa cada vez mais adeptos e se populariza tanto que chega a reunir famílias em torno dele. Para se ter uma idéia, uma etapa de campeonato nacional pode contar com a participação de mais de 300 conjuntos (cavaleiro e cavalo).

O Enduro Eqüestre é antes de tudo uma inesquecível sensação de interatividade com a natureza, na busca da melhor performance cavalo/cavaleiro. Ao final de cada etapa transforma-se numa animada troca de conversas e experiências e alcança seu apogeu na entrega dos troféus.É, enfim, uma explosão de energia, técnica e muita emoção.

Conheça nossos animais especiais para enduro


adriano oliveira / design / desenvolvimento web / webdesign / anapolis / goiania
© Copyright 1995-2018 Haras Novo Prado - Todos os direitos reservados.